sexta-feira, 2 de abril de 2010

O MINISTRO DE LOUVOR E A ESCOLHA DO REPERTÓRIO


Uma das principais dúvidas que temos como líderes de louvor é “quais as músicas que eu devo cantar?”. Se você está se preparando para liderar o louvor num grupo caseiro de nove pessoas pela primeira vez ou liderando 500 pessoas numa conferência, a dúvida permanece. 
Existem muitos aspectos envolvidos com a questão da adoração e da liderança do louvor, mas a escolha das músicas é algo importante. Eu creio que a escolha das músicas está para a adoração assim como a Escritura está para o ensino e a pregação. A escolha das músicas não é tudo, mas é a substância principal, de onde surgem os demais elementos.
Pergunte a qualquer pessoa que lidera louvor há algum tempo o por quê de escolher determinadas músicas para um período de adoração e eles responderão: “Eu simplesmente senti que deveria cantar essas músicas”. 
Liderar louvor é como dirigir um carro. Nas primeiras vezes, tudo parece mecânico: ajuste os espelhos, vire a chave, coloque o pé na embreagem antes de engatar a marcha, mantenha as mãos no volante na posição dez pras duas, use o pisca-pisca… Depois de alguns anos dirigindo, você faz todas essas coisas sem pensar nelas. Da mesma maneira, os líderes de louvor experientes estão processando rapidamente muitas coisas diferentes enquanto estão se preparando para a adoração — e até mesmo enquanto estão liderando louvor. 

A escolha das músicas por parte desses líderes envolve processar diferentes elementos do momento da adoração de uma maneira mais rápida do que qua
ndo nós estamos apenas começando a liderar louvor.         
Aqui estão algumas perguntas que você deveria se fazer na hora de eleger as músicas que vão compor o período de louvor:

Qual é o tipo de evento de adoração que vou liderar?
É um grupo pequeno que irá cantar pela primeira vez? É um grupo de adoradores experientes, que você precisa implorar para que parem? Será um evento evangelístico ao ar livre? Uma conferência? Será um culto regular de domingo cujo tema é o arrependimento? O louvor será para crianças, jovens ou pessoas de idades variadas?
Saber que tipo de evento vai acontecer é um dos fatores para a escolha das músicas
.

O que Deus está fazendo com a igreja?
As igrejas passam por diferentes fases e é maravilhoso ver quando a adoração reflete isso. Sobre o quê o pastor tem pregado? O que tem acontecido na vida das pessoas? Qual tem sido a ênfase da nossa igreja?

Elaborando a Ministração 
O próximo passo na preparação da ministração é elaborarmos o que vamos ministrar. Nesta etapa escolhemos a direção que vamos ministrar (Vertical-[Deus] ou Horizontal-[Pessoas])

Conhecendo a classificação das letras dos cânticos:
Apesar de parecer tudo igual na hora em que cantamos, as letras dos cânticos são classificados em diversos tipos. É importante sabermos o tipo de letra de cada cântico, pois, isso vai influenciar diretamente na preparação da ministração do louvor congregacional. Cânticos de:

Louvor 
São cânticos cujas letras expressam elogio e agradecimento por aquilo que Deus fez, faz ou fará.

Adoração 
São cânticos cujas letras expressam reconhecimento a Deus por aquilo que Ele é. Este cânticos falam da pessoa de Deus(Seu caráter, Sua natureza e Suas qualidades). Dentro do tema de adoração temos cânticos cujas letras que expressam Exaltação e Contemplação.   
           
Exaltação 
São cânticos cujas letras tratam de engrandecer a Pessoa de Deus(Seu caráter, Sua natureza e Suas qualidades).

Contemplação
São cânticos cujas letras se concentram em meditar(contemplar) a Pessoa de Deus(Seu caráter, Sua natureza e Suas qualidades).
Ainda dentro do tema de adoração podemos ter cânticos cujas letras tratem de Consagração, Adoração Profética, Confissão e Clamor.


Consagração 
São cânticos cujas letras tratam da dedicação de nossas vidas a Deus, da nossa Santificação, etc.

Adoração profética 
São cânticos cujas letras tratam da Volta de Cristo, seu reinado eterno, etc.

Confissão 
São cânticos cujas letras tratam de arrependimento, reconhecimento do pecado, desejo de mudança de vida, etc.

Clamor
São cânticos cujas letras expressam súplicas a Deus, pedido de misericórdia, auxílio, etc.


Relacionamento 
São cânticos cujas letras tratam de unidade, comunhão entre as pessoas. Este tipo de cântico muitas vezes são empregadas e expressadas de maneira errônea. É comum vermos pessoas, durante o momento que são ministrados estes cânticos, de olhos fechados e mãos levantadas. A maneira adequada para cantarmos estes cânticos é de olho aberto, olhando para o rosto do irmão que está ao lado, apertando-lhe a mão e o abraçando. A finalidade destes cânticos é estreitar os laços da congregação, expressar comunhão e quebrar barreiras interpessoais. Estes cânticos devem ser cantados para as pessoas e não para Deus.

Guerra 
São cânticos que dão ênfase à batalha espiritual contra o inimigo de nossas almas, proclamam a vitória de JESUS na cruz e a derrota de satanás.

Doutrinários 
Uma das funções mais importante da música em qualquer cultura(sociedade) é de servir de apoio ao seu sistema de valores, sejam eles políticos, sociais ou religiosos. Os cânticos classificados como doutrinários, são cânticos cujas letras expressam os nossos princípios e valores.

Alegria (Júbilo) 
São cânticos cujas letras expressam alegria pelo Senhor, pelos Seus feitos, etc.

Expectativa 
São cânticos cujas letras expressam esperança de ver a glória de Deus, o seu agir, etc.

Evangelização 
São cânticos cujas letras tratam da Salvação em Cristo, do amor de Deus por nós, etc.

Serviço 
São cânticos cujas letras tratam da importância de servir, tratam do chamado para trabalhar no Reino de Deus, etc.

Especiais 
São cânticos cujas letras tratam de temas como casamento, batizados, etc.

Composto 
São cânticos cujas letras contém em suas estrofes mais de um tipo de classificação. Por exemplo louvor e exaltação, ou expectativa e adoração, etc.

Obs.: É muito importante que o dirigente de louvor tenha uma lista com o nome dos cânticos e a respectiva classificação de suas letras.



Pr. Osias Melanias - Este estudo faz parte de minha apostila para formação de Ministros e Lideres de Louvor.

5 comentários:

  1. Escolher o louvor...
    É um momento muito difícil e importante, nesta hora devemos orar, se possível até jejuar.
    Como aprendi, ( atravé da sua vida, hahahah), os levitas, sacerdotes, antigamente nem dormiam para não pecarem diante da presença grandiosa de Deus pra não serem fulminados...Então se consagrar e ler a palavra na busca de o Senhor Deus nos tocar (inspirando na escolha do louvor) de como levar o povo a adorá-lo, é uma das atitudes a se ter,e de como se deixar ser usado por Deus na adoração.

    ResponderExcluir
  2. Estou começando agora na area do louvor mais conto com a ajuda dos irmãos em cristo e orem muito pelo ministério de louvor arca da aliança e pela banda hefiziba que com certwza voces vão ouvir falar muito nesses nomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos ouvir falar sobre Jesus.. que ele seja o centro em nossas vida..

      Excluir
  3. muito bom, sou guitarrista de um ministério de louvo aqui na Bahia, e temos começado a caminhar..entendemos que a função do ministro não é trazer um momento de emoção ou alegria a igreja, mas sim pagar um preço para que a glória de Deus venha fluir em meio a igreja. estamos formando nosso Repertório. obrigado pela ajuda pastor.

    ResponderExcluir
  4. fui levantado a lider de louvor esse ano. E a escolha do repertorio esta ,uito dificil pq no inicio eu pedia a ajuda deles na escolha dos hinos. e no fim os louvores que eu tinha nao eram passados, fora que na hora de passar os hinos cada um leva o seu e atrasa muito o ensaio. O que fazer ? Como fazer ?

    ResponderExcluir