sábado, 10 de abril de 2010

BUSCANDO A HERANÇA EM CRISTO E FAZENDO HERDEIROS DO REINO – João 5: 16- 47


Nos últimos anos tenho pensado muito a respeito da herança espiritual que deixaremos para a próxima geração.

E a interrogação sempre fica: qual o legado que deixarei impresso? Qual  a influência que minhas ações terão para a próxima geração?

Quando falamos de herança, geração, falamos principalmente de família: Pai, mãe e filhos. Mas também de filhos espirituais, discípulos, aqueles que estão ao nosso lado crescendo e se preparando também para uma nova história escreverem aqui nesta terra.

Vivemos dias  onde o conceito de família tem perdido um pouco o seu valor. Creio que somente através de uma vida em família é que poderemos deixar um legado e através deste legado o Nome de Jesus ser exaltado.

São dias em que os valores estão trocados, relacionamentos afetados e destruídos e conseqüentemente vemos muitos cegos, manco e  paralíticos (v.3) esperando um “movimento de águas para serem curados”.

O grande interessado nesta confusão toda é Satanás que se alegra em ver pessoas doentes, arruinadas, desmotivadas, angustiadas, paralisadas e completamente traumatizadas por algum desafeto que sofreram ao longo da caminhada.

A tendência natural hoje, é que filhos, mesmo quando não percebem, imitem a as atitudes dos pais.

O projeto de Deus para estes dias é levantar famílias restauradas, que vão influenciar este mundo gerando transformação, e desta formar através de famílias restauradas o Reino de Deus ser implantado em todas as nações.

Por este motivo é que precisamos despertar em nossos filhos a cada dia, atitudes que gerem hábitos que produzam vida. V 24-26.

Qual a única forma hoje humana de se produzir vida? Através do relacionamento do Pai e Mãe! Ou seja, Família. O relacionamento de amor do pai com a mãe traz a vida uma criança.

E desta forma também é que geramos transformação neste mundo, quando a Noiva de Cristo tem encontros de amor com o Noivo, desses encontros é inevitável que se tenha filhos espirituais.

Lendo e meditando neste texto, algumas observações e reflexões se tornam verdades profundas que Jesus quer nos passar através de seu exemplo com o Pai.
  1. 1.  É importante estarmos sempre em ação (trabalho) para que a família possa crescer e continuar saudável e com vida! V17,
  2. 2.  Nada podemos fazer por nós mesmos. V19-23.  É a essência do Pai que produz em nós motivação para a ação. (Trabalho)

Só podemos trabalhar e agir quando estamos em plena comunhão com o Pai. É através do Pai, que somos influenciados para agir e com ações Divinas. Aqui se fala de relacionamento, e relacionamento gera intimidade que gera semelhança V18.

Quando falamos de semelhança, falamos de autoridade, a mesma autoridade que Jesus curava e ressuscitava, está disponível também para aqueles que buscam relacionamento com o Pai. V 21.

Quando estamos representando o trabalho de Deus aqui na terra, sempre vai haver oportunidades para que ações divinas sejam realizadas através de nós. Note que no primeiro versículo do cap. 5, Jesus estava subindo a Jerusalém para uma Festa. Mas no caminho da festa, havia um milagre pra ser realizado. E para que milagres aconteçam, precisamos estar preparados, pois a qualquer momento Deus pode nos usar, pois Jesus nos enviou para uma geração de cegos, coxos e paralíticos que anseiam desesperadamente pelo movimento das águas, é uma geração que clama por cura, salvação, libertação, clama por milagres!
V12 e 13. As pessoas estão procurando por Jesus: - Quem é este homem que te disse toma a tua cama e anda?

Geração de coxos e paralíticos está estagnados espiritualmente, não conseguem andar, precisam de alguém para ajudá-los. Cegos Tb não conseguem enxergar a luz, estão clamando por socorro!

Mas infelizmente, tem muita gente que não quer nem saber qual o método que usarão para serem curadas, não ligam para o que tem por trás de falsas promessas de cura... Ou mesmo não estão interessadas no Deus da cura; e por cura e vida melhor, desesperadamente fazem aliança com qualquer um. V 13.

Mas para que tenhamos a autoridade que Jesus teve, precisamos observar alguns princípios:


  • Principio da Identidade - Quando estamos em Cristo é inevitável que a identidade Divina resplandeça através de Nós!

Ef1:3-6, 18-23.  O poder de Jesus está disponível para os seus santos, nós fomos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. E mais: nossos olhos precisam ser iluminados por esta verdade: a incomparável grandeza do poder de Jesus está disponível para quem crer!
Cristo está assentado à direita do Pai, acima de todo governo, autoridade, poder e domínio e qualquer outro nome, Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou Cabeça de todas as coisas para a Igreja, que é seu corpo.

Quando nos identificamos com Cristo através do relacionamento e intimidade com Ele, este poder nos acompanha em tudo!


  •    Princípio da Humildade - v19 e 30não busco a minha vontade própria, não procuro agradar a mim mesmo, por mim mesmo não posso nada. Mas por Ele posso Tudo!

Passos para que este relaciomento cresça e o poder de Cristo em nos seja uma realidade.
  • ·      V34- Examinar as Escrituras
  • ·      V41-Não receber glória dos homens e pela fé buscar a honra de Deus - v44
  • ·      V42- ter o amor de Deus

Hoje Deus quer restaurar em você esta identidade, este relacionamento que produz cura, que vai fazer você levantar para ser vencedor, andar sem que os outros te levem. Deus quer abrir os seus olhos, para que você enxergue que faz parte de uma geração vencedora.

Através de você, Deus vai levantar uma família curada para então influenciar uma geração restaurada.

 Pr. Osias Melanias - Ministrado em 03/2010 na Igr. Batista Vida Nova - Sto André

6 comentários:

  1. OLA!PR. OSIAS TUDO BEM , GOSTEI MUITO DO TEXTO, ESTA MINISTRAÇAO DEVE TER SIDO UMA BENÇAO COM CERTEZA , MUITAS PESSOAS ESTAO SENDO ALVO DOS DARDOS DO DIABO, E COMO SOLDADOS FERIDOS ESTAO PARADOS NO MEIO DO CAMINHO ESPERANDO SER RESGATADOS E CURADOS POR DEUS ATRAVES DE NÒS, QUE DEUS NOS AJUDE.
    DEUS ABENÇOE SEU MINITERIO.

    ANIBAL.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Pr. Osias,
    Venho aqui dar testemunho deste homem.
    Temos nossas diferenças no que tange a filosofia evangélica, mas temos unidade no amor de Cristo.
    Pr. Osias é um homem de Deus, alicerçado no evangelho de Jesus. Homem digno e de carater irrepreensível, sou testemunha da sua luta e busca por qualidade nos ministerios dentro da casa do Senhor.
    E mesmo estando num ambiente onde a misericódia de Deus é perene (a Política) Osias consegue se destacar através do seu testemunho, fé e prática do evangelho de Jesus.
    Deixo o meu abraço, e minha total admiração pelo seu ministério.
    Casa precise andaremos léguas e léguas juntos.

    Um abraço meu mano

    Samuel Boss

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas palavras Samuel,é muito honroso pra mim ter vc como parceiro nesta luta diária... aprecio muito sua criatividade e coragem para colocar aquilo que pensa... Que Deus continue te usando para o louvor de sua Glória... Fica c Deus.

    ResponderExcluir
  4. Anibal... Obrigado pelas colocações e desejo que Deus continue te usando para fazer Herdeiros de Cristo onde vc andar... abçs

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus por sua vida!
    Que alegria poder estudar novamente sobre adoração, por isso o sr. é o pastor que tenho guardado com carinho em meu coração, agradeço a Deus por levantar homens abençoados como o Sr. Obrigada por deixar Deus o usar. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Pastor Osaias,

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo Fernandes

    http://www.genizah.com.br

    ResponderExcluir