sábado, 27 de março de 2010

CARACTERÍSTICAS DE UMA ADORAÇÃO - JOÃO 17: 11-26

Se fizermos uma pausa para considerar o que se passa no mundo hoje, especialmente na área espiritual, verificamos que o ser humano na busca de um deus que se adapte aos seus interesses e satisfaça as suas necessidades, está se distanciando cada vez mais do verdadeiro Deus.

Cada vez mais o homem vai se tornando o centro de todas as coisas, visando felicidade a qualquer preço, prazer acima de qualquer coisa...

Isso acontece porque o homem não sabe ainda discernir e entender o propósito para o qual fora criado: adorar a Deus. 

O que é adorar a Deus? E quais as suas características?

Como ministradores ou lideres de louvor, faz parte da nossa função identificar essa necessidade que envolve o nosso mundo atual e estarmos conscientes que podemos ser instrumentos de Deus para levar o povo a uma verdadeira adoração.
William Temple escreveu: “Adorar é despertar a consciência pela santidade de Deusalimentar a mente com a verdade do Senhor, purificar a imaginação pela beleza do Criador, abrir o coração para o amor do Pai, e devotar a vontade aos propósitos divinos”

Gostaria de pensar um pouco mais nesta frase, destacando alguns pontos:


1- Despertar a consciência pela santidade de Deus - Esta é uma grande revelação do caráter de Deus: a sua santidade.

A idéia básica de Santidade é "separação", ou seja, Deus está separado e acima de sua criação. Queridos, nós precisamos ter isto no coração: Deus é elevado, é absolutamente santo - não há outro tão grande como Ele; por isso, que meu pecado sempre irá ofendê-lo! ...Minhas mentiras, minhas atitudes desonestas/imorais, minhas palavras impuras... Tudo isso ofende a Deus e nos priva de agradá-lo.

Então, quando Isaías viu a santidade de Deus, ele pode ver que precisava também, santificar-se, para ser usado no ministério profético. (Isaías 6:1-8)
Amado irmão, isso também se dá conosco: Não podemos servir a Deus com perfeição, se nos falta santidade.
Você pode ter o microfone na mão, você pode levantar no seu lugar e cantar, você pode tocar os instrumentos da igreja, pode dançar, pode ensinar... mas se não tiver santidade, nada disso será agradável para Deus.

Por isso, a fim de ser usado por Deus, é preciso primeiro que você tenha a sua própria visão da santidade de Deus. (experiência pessoal com Deus)
Nossa música, em nossa adoração precisa ter momentos que levem as pessoas a terem consciência da Santidade de Deus e de sua própria condição diante de Deus. Este é o único meio de nos chegar a Deus: “... Santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb 12:14

2- Alimentar a mente com a verdade do Senhor - Percebemos que cada vez mais as pessoas vivem o seu cotidiano longe da Palavra de Deus. Esta é uma tendência do mundo atual. Em Rm 12:2 Paulo nos adverte a não nos conformar com este tipo de vida, mas nos deixar transformar pela renovação da mente para que sejamos capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Nossa adoração pode levar as pessoas à busca dessa necessidade de se alimentar da palavra de Deus. Adoração é revelação e reação. Adoração significa reagir a Deus. Se a reação falhou, provavelmente não houve adoração. O conhecimento de Deus vem através do conhecimento da sua Palavra e conduz o verdadeiro adorador para uma “plenitude de Alegria”.

3- Purificar a imaginação pela beleza do Criador –“complete a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, um mesmo amor, um só espírito e uma só atitude”. (Fp2: 2)
Purificar a imaginação é ser capaz de ver a coisas através de uma óptica divina. É conseguir ver Cristo no meu irmão apesar de suas diferenças. É procurar manter a unidade com os outros em seus pensamentos, atitude, amor, espírito e propósito. Significa também adotar a atitude de Cristo de altruísmo, serventia, humildade e obediência. A Unidade é sobrenatural. A verdadeira adoração nos leva a essa condição: a ter a mente de Cristo. (João 17: 20-23)

4-Abrir o Coração para o amor do Pai – Quando o coração estiver direcionado para Deus, a verdadeira adoração não dependerá de estímulos exteriores, estará em constante progresso. Nesse aspecto o adorador tem sede de mais e mais da presença de Deus e algumas disciplinas espirituais alcançarão o seu verdadeiro sentido: Orar sem cessar, buscar o Senhor e o seu poder, buscar perpetuamente a sua presença ou tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação fazei-o para a glória de Deus. Isso só acontece com aquele que tem o seu coração quebrantado pelo amor de Deus.

5- Devotar à vontade aos propósitos Divinos - A verdadeira adoração nos leva à devoção. O que significa devotar?
· Consagrar
· Oferecer
· Dedicar
· Aplicar-se
· Tributar

Conclusão:

O culto de adoração é um ensaio para a vida. Enfatiza continuamente o diálogo que existe entre Deus e o seu povo, dando a Palavra de Deus e sugerindo a resposta que Ele deseja ouvir- resposta que inclui nossa adoração, nossa confissão, nosso agradecimento, nossa dedicação e nossas petições. Também nos oferece uma oportunidade para darmos a Deus tudo o que temos na vida. Finalmente adorar é tornar-se como Deus (através do exemplo de Jesus) em toda a nossa personalidade: corpo, emoções, mente, e vontade.

O culto de Adoração dá-nos a oportunidade de exercitar cada parte de nós mesmos, a fim de que os nossos corpos possam ser o templo de Deus, que o nosso espírito possa ser movido pelo Seu Espírito, que a nossa mente possa ser a Mente de Cristo e a nossa vontade possa ser uma com a vontade de DEUS.

Pr. Osias Melanias - Este artigo faz parte da minha apostila para formação  de Ministros de Louvor

Nenhum comentário:

Postar um comentário