domingo, 28 de março de 2010

AQUELES TIPOS ARTISTAS - estudos para aqueles que desenvolvem algum ministério que envolve arte.

Como saber se você é um desse tipos artistas? Se você ama música, teatro, arte,filmes, fotografia, dança, som, iluminação, se ama fazer coisas artísticas –cantar, tocar, representar, escrever, criar ou expressar-se  - há uma boa chance de que você tenha algum tipo de  veia artística, grande, pequena ou razoável.
Infelizmente há certos esteriótipos negativos vinculados a pessoas com temperamento artístico. Alguns dizem que somos temperamentais e excêntricos, outros acham que somos difíceis e estranhos. Alguns podem dizer que somos mal-humorados e insstáveis emocionalmente, outros nos vêem como independentes, ardilosos e indisciplinados.Os esteriótipos negativos são injustos porque nem todas as pessoas que têm dons artísticos encaixam-se na descrição
        TEMPERAMENTO MELANCÓLICO – Alguns estudiosos afirmam que pessoas com inclinação artística são melancólicas. Aristóteles dizia que "todos os homens extraordinários, de destaque na filosofia, na política, na poesia e nas artes são evidentemente melancólicos".Na idade média a melancolia era considerada uma enfermidade física, e a igreja a comparava ao pecado da indolência. Mas durante o Renascimento, a melancolia experimentou um retorno e passou a ser vista como um dom divino. Há registros atestando que "uma verdadeira onda de comportamento melancólico varreu a Europa" no século XVI; quanto mais excêntrico era o artista, mais era considerado um gênio.
         Mesmo hoje há um certo estigma vinculado ao temperamentos melancólico.  Somos na maioria das vezes vistos como demasiadamente analíticos, mal-humorados, insociáveis, e super sensíveis passando uma imagem de sujeito emocionalmente desajustado.
         REIVINDICANDO O TEMPERAMENTO PARA CRISTO2 Cor 5:17
·         Somos um pouco diferentes, mas é uma diferença positiva. Vemos as coisas de um modo diferente, notamos os detalhes, apreciamos variação e beleza. Ex: o Rei Davi no Sl 8:3-4 enquanto olhava para o céu.
·         Somos mais sensíveis. Pessoas sensíveis têm muito coração. Vemos as coisas de maneiras diferentes porque sentimos de modo mais profundo.


Você já chegou às lágrimas ouvindo uma peça musical ou fascinado por uma bela arte
Foi tocado pela cena de um filme? Tudo isso é porque um artista sentiu algo em
profundidade e comunicou isso de uma maneira muito poderosa, a ponto de tocar a sua
alma e coração.

            AS ARTES NA BÍBLIA – O que a Bíblia tem a dizer sobre as artes e os artistas?
            Além de ser a infalível Palavra de Deus e um agente de transformação de vidas, a Bíblia      em si mesma é uma obra de arte.(é um exemplo notável e reconhecido de literatura). Ela é rica em seu uso artístico da metáfora, ex: ecl 12:3-4, de Poesia ( Salmos, Cantares, Jô).
            Teatro é mencionado pela 1ª vez em Ez 4 ( cerco de Jerusalém representado por uma peça).            
            As artes visuais tiveram um importante papel na construção do tabernáculo ( ex. 31:1-11; Ireis 6:15-36; 723-39; I e II Crôn 3:5-7; 4:1-7. Em I reis 6:4, Salomão "fez janelas com molduras artísticas").
            A Música é mencionada com freqüência . Cantar era parte da cultura Hebraica.
            A Dança também se destaca – Sl 149:3;  150:4 .  Miriã liderou as mulheres num louvor com dança em Êxodo 15:20. A dança era também parte das boas vindas de volta para casa dos soldados vindos da batalha (Juízes 11:34). Davi dançou diante do Senhor quando trouxeram de volta a arca da Aliança (II Sam 6:14-15).

            O PODER DAS ARTES – As artes podem ser extremamente poderosas. Podem despertar-nos para a verdade e mudar nossas vidas, (I Sam 10) Saul foi exposto a um grupo de músico que possuíam um poderoso ministério profético. A ministração afetou tão profundamente a Saul que ele "tornou-se um outro homem "(v 6). Mas isso só é possível se forem produzidas na unção e no poder do Espírito Santo".
            Deus usou um músico ungido para abrir o coração de Elizeu à profecia, de uma maneira poderosa (II Reis 3:15). Nós artistas cristãos não podemos fazer o que fazemos dissociados Daquele que nos dotou. Nossa mensagem não está nas demonstrações atrativas e superficiais de nosso próprio talento, mas na "demonstração de poder do Espírito" ( I Cor 2:4).     













Nenhum comentário:

Postar um comentário