domingo, 28 de março de 2010

AQUELES TIPOS ARTISTAS - estudos para aqueles que desenvolvem algum ministério que envolve arte.

Como saber se você é um desse tipos artistas? Se você ama música, teatro, arte,filmes, fotografia, dança, som, iluminação, se ama fazer coisas artísticas –cantar, tocar, representar, escrever, criar ou expressar-se  - há uma boa chance de que você tenha algum tipo de  veia artística, grande, pequena ou razoável.
Infelizmente há certos esteriótipos negativos vinculados a pessoas com temperamento artístico. Alguns dizem que somos temperamentais e excêntricos, outros acham que somos difíceis e estranhos. Alguns podem dizer que somos mal-humorados e insstáveis emocionalmente, outros nos vêem como independentes, ardilosos e indisciplinados.Os esteriótipos negativos são injustos porque nem todas as pessoas que têm dons artísticos encaixam-se na descrição
        TEMPERAMENTO MELANCÓLICO – Alguns estudiosos afirmam que pessoas com inclinação artística são melancólicas. Aristóteles dizia que "todos os homens extraordinários, de destaque na filosofia, na política, na poesia e nas artes são evidentemente melancólicos".Na idade média a melancolia era considerada uma enfermidade física, e a igreja a comparava ao pecado da indolência. Mas durante o Renascimento, a melancolia experimentou um retorno e passou a ser vista como um dom divino. Há registros atestando que "uma verdadeira onda de comportamento melancólico varreu a Europa" no século XVI; quanto mais excêntrico era o artista, mais era considerado um gênio.
         Mesmo hoje há um certo estigma vinculado ao temperamentos melancólico.  Somos na maioria das vezes vistos como demasiadamente analíticos, mal-humorados, insociáveis, e super sensíveis passando uma imagem de sujeito emocionalmente desajustado.
         REIVINDICANDO O TEMPERAMENTO PARA CRISTO2 Cor 5:17
·         Somos um pouco diferentes, mas é uma diferença positiva. Vemos as coisas de um modo diferente, notamos os detalhes, apreciamos variação e beleza. Ex: o Rei Davi no Sl 8:3-4 enquanto olhava para o céu.
·         Somos mais sensíveis. Pessoas sensíveis têm muito coração. Vemos as coisas de maneiras diferentes porque sentimos de modo mais profundo.


Você já chegou às lágrimas ouvindo uma peça musical ou fascinado por uma bela arte
Foi tocado pela cena de um filme? Tudo isso é porque um artista sentiu algo em
profundidade e comunicou isso de uma maneira muito poderosa, a ponto de tocar a sua
alma e coração.

            AS ARTES NA BÍBLIA – O que a Bíblia tem a dizer sobre as artes e os artistas?
            Além de ser a infalível Palavra de Deus e um agente de transformação de vidas, a Bíblia      em si mesma é uma obra de arte.(é um exemplo notável e reconhecido de literatura). Ela é rica em seu uso artístico da metáfora, ex: ecl 12:3-4, de Poesia ( Salmos, Cantares, Jô).
            Teatro é mencionado pela 1ª vez em Ez 4 ( cerco de Jerusalém representado por uma peça).            
            As artes visuais tiveram um importante papel na construção do tabernáculo ( ex. 31:1-11; Ireis 6:15-36; 723-39; I e II Crôn 3:5-7; 4:1-7. Em I reis 6:4, Salomão "fez janelas com molduras artísticas").
            A Música é mencionada com freqüência . Cantar era parte da cultura Hebraica.
            A Dança também se destaca – Sl 149:3;  150:4 .  Miriã liderou as mulheres num louvor com dança em Êxodo 15:20. A dança era também parte das boas vindas de volta para casa dos soldados vindos da batalha (Juízes 11:34). Davi dançou diante do Senhor quando trouxeram de volta a arca da Aliança (II Sam 6:14-15).

            O PODER DAS ARTES – As artes podem ser extremamente poderosas. Podem despertar-nos para a verdade e mudar nossas vidas, (I Sam 10) Saul foi exposto a um grupo de músico que possuíam um poderoso ministério profético. A ministração afetou tão profundamente a Saul que ele "tornou-se um outro homem "(v 6). Mas isso só é possível se forem produzidas na unção e no poder do Espírito Santo".
            Deus usou um músico ungido para abrir o coração de Elizeu à profecia, de uma maneira poderosa (II Reis 3:15). Nós artistas cristãos não podemos fazer o que fazemos dissociados Daquele que nos dotou. Nossa mensagem não está nas demonstrações atrativas e superficiais de nosso próprio talento, mas na "demonstração de poder do Espírito" ( I Cor 2:4).     













sábado, 27 de março de 2010

CARACTERÍSTICAS DE UMA ADORAÇÃO - JOÃO 17: 11-26

Se fizermos uma pausa para considerar o que se passa no mundo hoje, especialmente na área espiritual, verificamos que o ser humano na busca de um deus que se adapte aos seus interesses e satisfaça as suas necessidades, está se distanciando cada vez mais do verdadeiro Deus.

Cada vez mais o homem vai se tornando o centro de todas as coisas, visando felicidade a qualquer preço, prazer acima de qualquer coisa...

Isso acontece porque o homem não sabe ainda discernir e entender o propósito para o qual fora criado: adorar a Deus. 

O que é adorar a Deus? E quais as suas características?

Como ministradores ou lideres de louvor, faz parte da nossa função identificar essa necessidade que envolve o nosso mundo atual e estarmos conscientes que podemos ser instrumentos de Deus para levar o povo a uma verdadeira adoração.
William Temple escreveu: “Adorar é despertar a consciência pela santidade de Deusalimentar a mente com a verdade do Senhor, purificar a imaginação pela beleza do Criador, abrir o coração para o amor do Pai, e devotar a vontade aos propósitos divinos”

Gostaria de pensar um pouco mais nesta frase, destacando alguns pontos:


1- Despertar a consciência pela santidade de Deus - Esta é uma grande revelação do caráter de Deus: a sua santidade.

A idéia básica de Santidade é "separação", ou seja, Deus está separado e acima de sua criação. Queridos, nós precisamos ter isto no coração: Deus é elevado, é absolutamente santo - não há outro tão grande como Ele; por isso, que meu pecado sempre irá ofendê-lo! ...Minhas mentiras, minhas atitudes desonestas/imorais, minhas palavras impuras... Tudo isso ofende a Deus e nos priva de agradá-lo.

Então, quando Isaías viu a santidade de Deus, ele pode ver que precisava também, santificar-se, para ser usado no ministério profético. (Isaías 6:1-8)
Amado irmão, isso também se dá conosco: Não podemos servir a Deus com perfeição, se nos falta santidade.
Você pode ter o microfone na mão, você pode levantar no seu lugar e cantar, você pode tocar os instrumentos da igreja, pode dançar, pode ensinar... mas se não tiver santidade, nada disso será agradável para Deus.

Por isso, a fim de ser usado por Deus, é preciso primeiro que você tenha a sua própria visão da santidade de Deus. (experiência pessoal com Deus)
Nossa música, em nossa adoração precisa ter momentos que levem as pessoas a terem consciência da Santidade de Deus e de sua própria condição diante de Deus. Este é o único meio de nos chegar a Deus: “... Santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb 12:14

2- Alimentar a mente com a verdade do Senhor - Percebemos que cada vez mais as pessoas vivem o seu cotidiano longe da Palavra de Deus. Esta é uma tendência do mundo atual. Em Rm 12:2 Paulo nos adverte a não nos conformar com este tipo de vida, mas nos deixar transformar pela renovação da mente para que sejamos capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Nossa adoração pode levar as pessoas à busca dessa necessidade de se alimentar da palavra de Deus. Adoração é revelação e reação. Adoração significa reagir a Deus. Se a reação falhou, provavelmente não houve adoração. O conhecimento de Deus vem através do conhecimento da sua Palavra e conduz o verdadeiro adorador para uma “plenitude de Alegria”.

3- Purificar a imaginação pela beleza do Criador –“complete a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, um mesmo amor, um só espírito e uma só atitude”. (Fp2: 2)
Purificar a imaginação é ser capaz de ver a coisas através de uma óptica divina. É conseguir ver Cristo no meu irmão apesar de suas diferenças. É procurar manter a unidade com os outros em seus pensamentos, atitude, amor, espírito e propósito. Significa também adotar a atitude de Cristo de altruísmo, serventia, humildade e obediência. A Unidade é sobrenatural. A verdadeira adoração nos leva a essa condição: a ter a mente de Cristo. (João 17: 20-23)

4-Abrir o Coração para o amor do Pai – Quando o coração estiver direcionado para Deus, a verdadeira adoração não dependerá de estímulos exteriores, estará em constante progresso. Nesse aspecto o adorador tem sede de mais e mais da presença de Deus e algumas disciplinas espirituais alcançarão o seu verdadeiro sentido: Orar sem cessar, buscar o Senhor e o seu poder, buscar perpetuamente a sua presença ou tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação fazei-o para a glória de Deus. Isso só acontece com aquele que tem o seu coração quebrantado pelo amor de Deus.

5- Devotar à vontade aos propósitos Divinos - A verdadeira adoração nos leva à devoção. O que significa devotar?
· Consagrar
· Oferecer
· Dedicar
· Aplicar-se
· Tributar

Conclusão:

O culto de adoração é um ensaio para a vida. Enfatiza continuamente o diálogo que existe entre Deus e o seu povo, dando a Palavra de Deus e sugerindo a resposta que Ele deseja ouvir- resposta que inclui nossa adoração, nossa confissão, nosso agradecimento, nossa dedicação e nossas petições. Também nos oferece uma oportunidade para darmos a Deus tudo o que temos na vida. Finalmente adorar é tornar-se como Deus (através do exemplo de Jesus) em toda a nossa personalidade: corpo, emoções, mente, e vontade.

O culto de Adoração dá-nos a oportunidade de exercitar cada parte de nós mesmos, a fim de que os nossos corpos possam ser o templo de Deus, que o nosso espírito possa ser movido pelo Seu Espírito, que a nossa mente possa ser a Mente de Cristo e a nossa vontade possa ser uma com a vontade de DEUS.

Pr. Osias Melanias - Este artigo faz parte da minha apostila para formação  de Ministros de Louvor

COMO VIVER UMA VIDA TRANQUILA E PACÍFICA?

Creio que este tem sido o objetivo e o sonho de todo ser humano. Mas temos presenciado, cada vez mais, a distância entre o sonho e a realidade vivenciada nos dias de hoje.

O apóstolo Paulo, em I Timóteo 2.1 nos admoesta:
“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.”

Paulo nos exorta a orar uns pelos outros, pelos nossos líderes e governo. Quando ele escreveu esta carta, os cristãos estavam vivendo um tempo de ameaças crescentes durante o cruel e depravado governo
de Nero. Se Paulo instruiu os cristãos a orar por alguém como ele, certamente podemos e devemos
orar por nossos chefes civis hoje!

Embora Deus seja o Todo Poderoso e saiba todas as coisas, escolheu nos deixar ajudá-lo a mudar o
mundo através de nossas orações.

Este trabalho é um mistério para nós devido a nossa compreensão limitada, mas é uma realidade. Nossas
orações sinceras terão resultados poderosos (Tiago 5.16).

Amados, cada vez mais tenho a certeza que Deus está nos levando a um nível mais profundo de compreensão quanto ao nosso papel como corpo de Cristo, como Igreja, como representantes do Reino
Celeste e como cidadãos dignos lutando pela fé evangélica (Fp. 1:27). E esta compreensão tem levado
muitos cristãos em toda a nação a desenvolverem uma vida de oração e intercessão com mais intensidade.
Resultado disso é que temos visto em todo o Brasil muitas almas se voltando para o Senhor Jesus,
líderes de empresas buscando na Palavra de Deus princípios cristãos para gerirem seus negócios, autoridades
e governos reconhecendo que precisam de Deus e da igreja para os ajudarem na administração
pública.

Você pode estar perguntando: e o que isto significa? Simples, a oração do povo de Deus tem quebrado
barreiras e derrubado muralhas espirituais. Este fato é inédito em nossa nação e só está acontecendo
devido ao nível de intercessão que tem crescido em nosso território. Mas ainda há muito que conquistar
para que tenhamos dias tranqüilos e pacíficos.

Termino este artigo citando Filipenses 2.14: “... filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração
corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no Universo, retendo
firmemente a Palavra da Vida.”

Pr. Osias Melanias dos Santos